Trabalhos Aprovados

Reumatologista triador e telerregulador reduzindo custos sociais



Autor(es): Serratto VA; Kowalski SC;
Apresentador(a): Varlei Antonio Serratto

INTRODUÇÃO: A especialidade de reumatologia está diminuindo no mundo e frente a esta realidade é preciso outras formas de acessibilidade a especialidade e uma delas é a triagem, pois não existirá médico reumatologista para toda demanda, principalmente para doenças inflamatórias e autoimune. A prevalência da artrite inflamatória tem aumentado na população em geral, com previsão para atingir 3%, o que certamente demandará mais médicos especializados em reumatologia para dar atenção as doenças reumatológicas. Alguns serviços universitários de diversos países tem desenvolvido atividades de médico triador e de telerregulador em reumatologia na tentativa de organizar uma demanda crescente as consultas com reumatologista.
OBJETIVO: (1) Avaliar a redução de pacientes na fila de espera por reumatologista; (2) Avaliar a redução do tempo de espera para a primeira consulta; (3) avaliar a redução do custo com consultas médicas, após a implantação da triagem e telerregulação por reumatologista.
MÉTODO: Estudo observacional transversal em série. Pacientes encaminhados da Atenção Primária a Saúde para reumatologia do Município de Curitiba. Análise dos dados para a primeira consulta com reumatologista. Variáveis foram número de pacientes na fila, tempo de permanência e custos sociais de consultas. Fonte e-saude da Secretaria Municipal de Curitiba e DATASUS (Brasil). Comparados dados de 2013-2015 (modelo oferta demanda) com os dados de 2015-2017 e 2017-2019 (reumatologista triador e telerregulador).
RESULTADOS: Entre 2015 e 2019 houve a redução na fila de 6429 para 50 pacientes (mediana de 56,5 pacientes). Redução de 600 para 9 dias (média de 28 dias) de espera para primeira consulta com reumatologista. Redução de 41% nos custos pagos em consultas médicas.
CONCLUSÃO: Reumatologista triador e telerregulador foi eficaz em reduzir o custo social de pacientes com doenças reumáticas, em reduzir o tempo de espera e o número de pacientes para a primeira consulta com a especialidade.


Palavras-chave: MÉDICO TRIADOR; TELERREGULAÇÃO; CUSTO SOCIAL

[voltar]

Fique atento
às datas principais


12

AGOSTO

2020

Terceiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

20

AGOSTO

2020

Restam11 dias para que você envie seu resumo!

Trabalhos Científicos

Veja aqui os trabalhos
aprovados.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS