Acesse os Certificados do evento!

Trabalhos Aprovados

Reumatologista triador e telerregulador reduzindo custos sociais



Autor(es): Serratto VA; Kowalski SC;
Apresentador(a): Varlei Antonio Serratto

INTRODUÇÃO: A especialidade de reumatologia está diminuindo no mundo e frente a esta realidade é preciso outras formas de acessibilidade a especialidade e uma delas é a triagem, pois não existirá médico reumatologista para toda demanda, principalmente para doenças inflamatórias e autoimune. A prevalência da artrite inflamatória tem aumentado na população em geral, com previsão para atingir 3%, o que certamente demandará mais médicos especializados em reumatologia para dar atenção as doenças reumatológicas. Alguns serviços universitários de diversos países tem desenvolvido atividades de médico triador e de telerregulador em reumatologia na tentativa de organizar uma demanda crescente as consultas com reumatologista.
OBJETIVO: (1) Avaliar a redução de pacientes na fila de espera por reumatologista; (2) Avaliar a redução do tempo de espera para a primeira consulta; (3) avaliar a redução do custo com consultas médicas, após a implantação da triagem e telerregulação por reumatologista.
MÉTODO: Estudo observacional transversal em série. Pacientes encaminhados da Atenção Primária a Saúde para reumatologia do Município de Curitiba. Análise dos dados para a primeira consulta com reumatologista. Variáveis foram número de pacientes na fila, tempo de permanência e custos sociais de consultas. Fonte e-saude da Secretaria Municipal de Curitiba e DATASUS (Brasil). Comparados dados de 2013-2015 (modelo oferta demanda) com os dados de 2015-2017 e 2017-2019 (reumatologista triador e telerregulador).
RESULTADOS: Entre 2015 e 2019 houve a redução na fila de 6429 para 50 pacientes (mediana de 56,5 pacientes). Redução de 600 para 9 dias (média de 28 dias) de espera para primeira consulta com reumatologista. Redução de 41% nos custos pagos em consultas médicas.
CONCLUSÃO: Reumatologista triador e telerregulador foi eficaz em reduzir o custo social de pacientes com doenças reumáticas, em reduzir o tempo de espera e o número de pacientes para a primeira consulta com a especialidade.


Palavras-chave: MÉDICO TRIADOR; TELERREGULAÇÃO; CUSTO SOCIAL

[voltar]

Trabalhos Científicos

Veja aqui os trabalhos aprovados.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa.

SAIBA MAIS